Porque a Cor Vermelha Tem Poderes Mágicos de Atração?

Porque a Cor Vermelha Tem Poderes Mágicos de Atração?

Não, eu não acho realmente que a cor vermelha tem poderes mágicos, mas há uma série de estudos que mostram que o vermelho tem efeitos notáveis em uma variedade de áreas.

Pesquisa:

Obs: fontes internacionais citadas abaixo, pois não encontrei fontes confiáveis aqui no Brasil ( foque somente no texto em negrito, pois são usados alguns termos técnicos para explicar os experimentos)

Esta pesquisa examina a hipótese de que um processo atencional fundamentado na motivação de evitação Рlocal em relação ao processamento global Рmedeia o efeito negativo do vermelho sobre o desempenho intelectual.

Esta hipótese foi testada em uma série de experimentos usando duas abordagens para documentar a mediação. O Experimento 1 estabeleceu que a percepção do vermelho prejudica o desempenho do teste de QI.

Os experimento 2a e 2b documentaram a mediação através da abordagem experimental da cadeia causal e o Experimento 3 documentou a mediação através da abordagem de mediação. Isso representa a primeira demonstração de um processo mediador no domínio da psicologia da cor. Um apelo é feito para ampliar a pesquisa para incluir estímulos de cor.

Fonte: ‚ÄúMediation of the Negative Effect of Red on Intellectual Performance‚ÄĚ from Personality and Social Psychology Bulletin, Vol. 34, No. 11, 1530-1540 (2008)

Veja também: Como ser mais atraente

Outra pesquisa:

A cor do “sportswear” (cor das vestimentas esportivas) foi mostrado para influenciar o resultado de combates para v√°rios esportes de combate (corpo a corpo) diferentes. A generalidade desses efeitos, e se eles se estendem a formas colaborativas de competi√ß√Ķes (esportes de equipe), √© incerto.

Desde 1947, equipes de futebol inglesas vestindo camisas vermelhas t√™m sido campe√Ķes com mais freq√ľ√™ncia do que o esperado com base na propor√ß√£o de clubes jogando com o vermelho.

Para investigar se isso indica um aumento do desempenho a longo prazo em equipes que usam o vermelho, analisamos as posi√ß√Ķes relativas da liga de equipes que usam cores diferentes.

Em todas as divis√Ķes da liga, as equipes usando o vermelho tiveram o melhor recorde, com diferen√ßas significativas na porcentagem de pontos m√°ximos alcan√ßados e posi√ß√£o m√©dia na tabela da liga jogando em casa.

Os efeitos n√£o foram devidos simplesmente √† diferen√ßa entre as equipes que jogam com uma cor e aqueles que jogam em um uniforme predominantemente branco, e neste este √ļltimo executado melhor do que equipes em tons amarelos.

N√£o foram encontradas diferen√ßas significativas no desempenho em partidas fora de casa, quando as equipes geralmente n√£o usam suas cores “principais”.

Uma an√°lise de pares emparelhados de equipes “vermelhas” e “n√£o vermelhas” em oito cidades inglesas mostra um desempenho significativamente melhor das equipes vermelhas ao longo de um per√≠odo de 55 anos.

Estes efeitos sobre o sucesso a longo prazo têm consequências para a seleção de cores nos desportos das equipes, confirmam que o uso de vermelho aumenta o desempenho em uma variedade de contextos competitivos, dando mais ímpeto para os estudos sobre os mecanismos subjacentes a estes efeitos.

Como este √ļltimo realizado melhor do que equipes em tons amarelos. N√£o foram encontradas diferen√ßas significativas no desempenho em partidas fora de casa, quando as equipes geralmente n√£o usam suas cores “principais”.

Fonte: ‚ÄúRed shirt colour is associated with long-term team success in English football‚ÄĚ from Journal of Sports Sciences, Volume 26, Issue 6 April 2008 , pages 577 ‚Äď 582

Veja tamb√©m:¬†8 Raz√Ķes pelas quais os introvertidos s√£o mais atraentes

Homens, use a cor vermelha nos esportes :

De acordo com o relat√≥rio de Hill e Barton, publicado na revista Nature em 2005, os atletas vestidos de vermelho tinham uma vantagem mensur√°vel. Este foi particularmente o caso com Taekwondo (vermelho ganhou em 57 por cento de todos os “matchups”), seguindo pelo boxe (55 por cento quociente de vit√≥ria) e wrestling (estilo greco-romano, 52 por cento, freestyle, 53 por cento).

Mas não use o vermelho quando você está tentando ser criativo, diz o afiado Jonah Lehrer sobre Cortex Frontal :

Pesquisas existentes relatam achados inconsistentes com relação ao efeito da cor sobre os desempenhos das tarefas cognitivas. Algumas pesquisas sugerem que azul ou verde leva a melhores desempenhos do que o vermelho; Outros estudos registram o contrário.

O trabalho atual concilia essa discrep√Ęncia. Demonstramos que a cor vermelha (versus azul) induz essencialmente uma motiva√ß√£o de evita√ß√£o (versus abordagem) (estudo 1, n = 69) e que o vermelho melhora o desempenho numa tarefa detalhada, enquanto o azul melhora o desempenho numa tarefa criativa (estudos 2 e 3). 3, n = 208 e 118).

Além disso, replicamos esses resultados nos domínios de design de produtos (estudo 4, n = 42) e avaliação da mensagem persuasiva (estudo 5, n = 161) e mostramos que esses efeitos ocorrem fora da consciência dos indivíduos (estudo 6, n = 68 ).

Fonte: ‚ÄúBlue or red? Exploring the effect of color on cognitive task performances.‚ÄĚ from Science. 2009 Feb 27;323(5918):1226-9. Epub 2009 Feb 5.¬†

Veja também: Coisas que você deve evitar para ser mais atraente

Mulheres, usem a cor vermelha em um encontro, diz o sempre interessante Vaughan Bell no Mind Hacks :

Em muitos primatas não-humanos, a cor vermelha aumenta a atração dos machos para as fêmeas. Em 5 experimentos, os autores demonstram um efeito paralelo em humanos: Vermelho, em relação a outras cores acromáticas e cromáticas, leva os homens a ver as mulheres como mais atraente e sexualmente desejável.

Os homens parecem desconhecer esse efeito do vermelho, e o vermelho n√£o influencia a percep√ß√£o das mulheres sobre a atratividade de outras mulheres, nem as percep√ß√Ķes dos homens sobre a amabilidade, bondade ou intelig√™ncia geral das mulheres.

Os resultados t√™m claras implica√ß√Ķes pr√°ticas para homens e mulheres no jogo do “acasalamento” e, talvez, para consultores de moda, designers de produtos e profissionais de marketing.

Além disso, os resultados documentam o valor de estender a pesquisa sobre a coloração do sinal para os seres humanos e de considerar a cor como algo de uma linguagem comum, tanto dentro como entre as espécies.

Fonte: ‚ÄúRomantic red: red enhances men‚Äôs attraction to women.‚ÄĚ from J Pers Soc Psychol. 2008 Nov;95(5):1150-64.

Vaughan também falou sobre este artigo do NYT que mostrava que ruivas são mais sensíveis à dor.

De qualquer forma usar a cor vermelha t√™m seus pr√≥s e contras, para as mulheres, em se tratando de relacionamentos, ele faz u efeito positivo! Ent√£o, como n√≥s aqui do seduzir e conquistar tratamos de relacionamentos e sexualidade! Voc√™s podem usam a cor vermelha para ser mais atraentes! Homens, use nos esportes. ūüôā

Avatar for Jader Tormen | Seduzir & Conquistar
Minha Inten√ß√£o Como Autor √© Fazer Voc√™ Se Superar e Conquistar Seus Objetivos Mais Ousados Em rela√ß√£o a Relacionamentos, Sedu√ß√£o e Conquista. Veja todo nosso conte√ļdo exclusivo sobre Seduzir & Conquistar!