Quatro Coisas Que Matam Relacionamentos?

Quatro Coisas Que Matam Relacionamentos?

Nos dias de hoje j√° d√° pra perceber como andam os relacionamentos.

John Gottman pode ouvir um casal por 5 minutos e determinar, com precis√£o de 91%, se eles v√£o se divorciar.

Ele foi destaque no livro de Malcolm Gladwell Blink. A Decisão Num Piscar de Olhos .

Pesquisando casamentos há mais de 40 anos, Gottman diz que casais que frequentam suas oficinas têm metade da taxa de recaída que a terapia padrão fornece.

Seu livro¬†Os sete princ√≠pios para fazer o trabalho da uni√£o¬†√© excelente e rico em informa√ß√Ķes (n√£o encontrei o livro em portugu√™s).

Nela, ele desmascara uma série de mitos sobre os relacionamentos, explica por que os casamentos ( relacionamentos em geral) vão mal e o que pode ser feito sobre isso.

Os quatro cavaleiros do relacionamentos

Como ele pode dizer quem ir√° separar?¬†H√° uma s√©rie de indicadores, mas no n√ļcleo de pesquisa de Gottman existem os ‚ÄĚos quatro cavaleiros‚Äú. Estas s√£o as quatro coisas que indicam que um apocalipse no relacionamento est√° a caminho:

  • Cr√≠tica¬†– As cr√≠ticas s√£o uma indica√ß√£o.¬†A cr√≠tica √© mais global – que ataca a pessoa, n√£o o seu comportamento.
  • Desprezo¬†–¬†‚Äú… xingamentos, esc√°rnio, zombaria e humor hostil.¬†De qualquer forma, o desprezo – o pior dos quatro cavaleiros – √© venenoso para relacionamentos porque transmite desgosto.¬†√Č praticamente imposs√≠vel resolver um problema quando o seu parceiro est√° recebendo a mensagem de que voc√™ est√° “desgostoso” com ele ou ela.‚ÄĚ
  • Defensiva¬†–¬†‚Äú… defensiva √© realmente uma maneira de culpar seu parceiro.¬†Voc√™ est√° dizendo, com efeito, ‘O problema n√£o √© comigo, √© com voc√™.’ A defensiva apenas agrava o conflito, que √© por isso que √© t√£o mortal ‚Äú.
  • Frieza¬†– Isso n√£o apenas remove a pessoa do conflito, acaba por remov√™-los, emocionalmente, a partir da rela√ß√£o.

Veja também: A ciência da sedução

Qual foi a maior surpresa sobre relacionamentos/casamentos? 

O que me surpreendeu mais? A pesquisa de Gottman revela que grandes diferenças de opinião não destruem relacionamentos, é a forma como um casal lida com eles.

69% dos problemas de um casal são perpétuas. Estes problemas não desaparecem, e ainda muitos casais mantêm discutindo sobre eles, ano após ano:

A maioria dos argumentos não podem ser resolvido . Os casais gastam ano após ano tentando mudar a mente um do outro Рmas isso não pode ser feito.

Porque a maioria de seus desacordos estão enraizadas em diferenças fundamentais de estilo de vida, personalidade, valores e crenças. Lutar sobre essas diferenças, tudo que eles conseguem fazer é desperdiçar o seu tempo e prejudicar seu relacionamento.

Como fazer com que bons relacionamentos lidem com quest√Ķes que n√£o podem ser resolvidas? √Č simples, eles aceitam um ao outro como cada um √©, sem julgamentos:

Estes casais compreendem intuitivamente que os problemas s√£o inevitavelmente parte de um relacionamento, da mesma forma doen√ßas f√≠sicas cr√īnicas s√£o inevit√°veis √† medida que envelhecemos.

Voc√™ n√£o precisar amar estes problemas, mas ser capaz de lidar com eles, para evitar situa√ß√Ķes que os agravem, e desenvolver estrat√©gias e rotinas que nos ajudam a lidar com eles.¬†

O psic√≥logo Dan Wile disse o que √© melhor em seu livro¬†Depois da lua de mel¬†(n√£o encontrei em portugu√™s at√© o momento da escrita desse artigo): ‚ÄúAo escolher um parceiro de longo prazo … voc√™ vai inevitavelmente vai estar escolhendo um conjunto particular de problemas insol√ļveis que voc√™ estar√° lutando contra para os pr√≥ximos dez, vinte ou cinquenta anos.

O que faz um relacionamento/casamento florescer?

O livro √© carregado com informa√ß√Ķes poderosas, anedotas e conselhos.¬†Eu vou cobrir tr√™s elementos √ļteis aqui para resumir bem resumido pra voc√™!

1) Realmente conhecer um ao outro é vital:

…¬†casais emocionalmente inteligentes est√£o intimamente familiarizados com o mundo do outro¬†… esses casais t√™m feito muito “espa√ßo cognitivo” para seu casamento/relacionamento.¬†Eles se lembram dos grandes eventos da hist√≥ria de cada um, e eles continuam atualizando suas informa√ß√Ķes de como os fatos e sentimentos mudaram positivamente seu c√īnjuge.

2) Ao discutir, faça o seu melhor para evitar o uso da palavra você e tente usar a palavra eu . Isso torna muito mais fácil de expressar sentimentos e muito mais difícil de atacar a outra pessoa.

3) Qual √© o mais poderoso exerc√≠cio para melhorar um casamento?¬†‚ÄúReunir no fim do dia e falar sobre como foi.‚Ä̬†O objetivo √© “sangrar” o estresse do dia, por isso n√£o pode afetar negativamente o seu relacionamento.

Algumas outras coisas interessantes:

  • ‚Äú… um relaciomento infeliz pode aumentar suas chances de ficar doente por cerca de 35% e at√© mesmo encurtar sua vida por uma m√©dia de quatro anos.‚ÄĚ
  • ‚Äú96% do tempo voc√™ pode prever o resultado de uma conversa com base nos tr√™s primeiros minutos de uma intera√ß√£o de 15 minutos …‚ÄĚ
  • ‚Äú¬†94% do tempo que casais d√£o uma interpreta√ß√£o positiva sobre a hist√≥ria de seu casamento s√£o suscept√≠veis de ter um futuro feliz tamb√©m.¬†Quando mem√≥rias felizes s√£o distorcidas, √© um sinal de que o casamento precisa de ajuda.‚ÄĚ

H√° muita mais informa√ß√Ķes boas no livro!

Se você gostaria de aprofundar mais neste assunto e ter melhores relacionamentos veja abaixo.

Gostou do artigo? Deixe sua opini√£o abaixo e diga se este artigo foi realmente √ļtil pra voc√™! ūüôā

Minha Intenção Como Autor é Fazer Você Se Superar e Conquistar Seus Objetivos Mais Ousados. Um dos Desses Objetivos São As Mulheres