Não, eu não acho realmente que a cor vermelha tem poderes mágicos, mas há uma série de estudos que mostram que o vermelho tem efeitos notáveis em uma variedade de áreas.
Pesquisa:
Obs: fontes internacionais citadas abaixo, pois não encontrei fontes confiáveis aqui no Brasil ( foque somente no texto em negrito, pois são usados alguns termos técnicos para explicar os experimentos)
Esta pesquisa examina a hipótese de que um processo atencional fundamentado na motivação de evitação – local em relação ao processamento global – medeia o efeito negativo do vermelho sobre o desempenho intelectual.
Esta hipótese foi testada em uma série de experimentos usando duas abordagens para documentar a mediação. O Experimento 1 estabeleceu que a percepção do vermelho prejudica o desempenho do teste de QI.
Os experimento 2a e 2b documentaram a mediação através da abordagem experimental da cadeia causal e o Experimento 3 documentou a mediação através da abordagem de mediação. Isso representa a primeira demonstração de um processo mediador no domínio da psicologia da cor. Um apelo é feito para ampliar a pesquisa para incluir estímulos de cor.
Fonte: “Mediation of the Negative Effect of Red on Intellectual Performance” from Personality and Social Psychology Bulletin, Vol. 34, No. 11, 1530-1540 (2008)
Veja também: Como ser mais atraente
Outra pesquisa:
A cor do “sportswear” (cor das vestimentas esportivas) foi mostrado para influenciar o resultado de combates para vários esportes de combate (corpo a corpo) diferentes. A generalidade desses efeitos, e se eles se estendem a formas colaborativas de competições (esportes de equipe), é incerto.
Desde 1947, equipes de futebol inglesas vestindo camisas vermelhas têm sido campeões com mais freqüência do que o esperado com base na proporção de clubes jogando com o vermelho.
Para investigar se isso indica um aumento do desempenho a longo prazo em equipes que usam o vermelho, analisamos as posições relativas da liga de equipes que usam cores diferentes.
Em todas as divisões da liga, as equipes usando o vermelho tiveram o melhor recorde, com diferenças significativas na porcentagem de pontos máximos alcançados e posição média na tabela da liga jogando em casa.
Os efeitos não foram devidos simplesmente à diferença entre as equipes que jogam com uma cor e aqueles que jogam em um uniforme predominantemente branco, e neste este último executado melhor do que equipes em tons amarelos.
Não foram encontradas diferenças significativas no desempenho em partidas fora de casa, quando as equipes geralmente não usam suas cores “principais”.
Uma análise de pares emparelhados de equipes “vermelhas” e “não vermelhas” em oito cidades inglesas mostra um desempenho significativamente melhor das equipes vermelhas ao longo de um período de 55 anos.
Estes efeitos sobre o sucesso a longo prazo têm consequências para a seleção de cores nos desportos das equipes, confirmam que o uso de vermelho aumenta o desempenho em uma variedade de contextos competitivos, dando mais ímpeto para os estudos sobre os mecanismos subjacentes a estes efeitos.
Como este último realizado melhor do que equipes em tons amarelos. Não foram encontradas diferenças significativas no desempenho em partidas fora de casa, quando as equipes geralmente não usam suas cores “principais”.
Fonte: “Red shirt colour is associated with long-term team success in English football” from Journal of Sports Sciences, Volume 26, Issue 6 April 2008 , pages 577 – 582
Veja também: 8 Razões pelas quais os introvertidos são mais atraentes
Homens, use a cor vermelha nos esportes :
De acordo com o relatório de Hill e Barton, publicado na revista Nature em 2005, os atletas vestidos de vermelho tinham uma vantagem mensurável. Este foi particularmente o caso com Taekwondo (vermelho ganhou em 57 por cento de todos os “matchups”), seguindo pelo boxe (55 por cento quociente de vitória) e wrestling (estilo greco-romano, 52 por cento, freestyle, 53 por cento).
Mas não use o vermelho quando você está tentando ser criativo, diz o afiado Jonah Lehrer sobre Cortex Frontal :
Pesquisas existentes relatam achados inconsistentes com relação ao efeito da cor sobre os desempenhos das tarefas cognitivas. Algumas pesquisas sugerem que azul ou verde leva a melhores desempenhos do que o vermelho; Outros estudos registram o contrário.
O trabalho atual concilia essa discrepância. Demonstramos que a cor vermelha (versus azul) induz essencialmente uma motivação de evitação (versus abordagem) (estudo 1, n = 69) e que o vermelho melhora o desempenho numa tarefa detalhada, enquanto o azul melhora o desempenho numa tarefa criativa (estudos 2 e 3). 3, n = 208 e 118).
Além disso, replicamos esses resultados nos domínios de design de produtos (estudo 4, n = 42) e avaliação da mensagem persuasiva (estudo 5, n = 161) e mostramos que esses efeitos ocorrem fora da consciência dos indivíduos (estudo 6, n = 68 ).
Fonte: “Blue or red? Exploring the effect of color on cognitive task performances.” from Science. 2009 Feb 27;323(5918):1226-9. Epub 2009 Feb 5.
Veja também: Coisas que você deve evitar para ser mais atraente
Mulheres, usem a cor vermelha em um encontro, diz o sempre interessante Vaughan Bell no Mind Hacks :
Em muitos primatas não-humanos, a cor vermelha aumenta a atração dos machos para as fêmeas. Em 5 experimentos, os autores demonstram um efeito paralelo em humanos: Vermelho, em relação a outras cores acromáticas e cromáticas, leva os homens a ver as mulheres como mais atraente e sexualmente desejável.
Os homens parecem desconhecer esse efeito do vermelho, e o vermelho não influencia a percepção das mulheres sobre a atratividade de outras mulheres, nem as percepções dos homens sobre a amabilidade, bondade ou inteligência geral das mulheres.
Os resultados têm claras implicações práticas para homens e mulheres no jogo do “acasalamento” e, talvez, para consultores de moda, designers de produtos e profissionais de marketing.
Além disso, os resultados documentam o valor de estender a pesquisa sobre a coloração do sinal para os seres humanos e de considerar a cor como algo de uma linguagem comum, tanto dentro como entre as espécies.
Fonte: “Romantic red: red enhances men’s attraction to women.” from J Pers Soc Psychol. 2008 Nov;95(5):1150-64.
Vaughan também falou sobre este artigo do NYT que mostrava que ruivas são mais sensíveis à dor.
De qualquer forma usar a cor vermelha têm seus prós e contras, para as mulheres, em se tratando de relacionamentos, ele faz u efeito positivo! Então, como nós aqui do seduzir e conquistar tratamos de relacionamentos e sexualidade! Vocês podem usam a cor vermelha para ser mais atraentes! Homens, use nos esportes. 🙂