Separação Conjugal / Divórcio | O Que Esperar Um Do Outro Durante Este Processo

Separação Conjugal / Divórcio | O Que Esperar Um Do Outro Durante Este Processo

Como lidar corretamente com a separação conjugal / divórcio de forma correta e saudável para ambos?

Há muitos casais que, em um momento de puro desespero ou frustração, decidem se separar e, em seguida, seguem com sua decisão no calor de uma discussão. Antes que eles percebam, um dos cônjuges arrumou as malas, bateu a porta e foi para um hotel ou casa de um amigo mais próximo com um sofá disponível, alegando que não aguentava mais.

Mas há algo a ser dito sobre a ideia de que você nunca deve agir por impulso em uma discussão, não importa o quão desafiador seja seu casamento. Se você puder, evite tomar medidas drásticas. Em vez de responder às dificuldades em seu casamento com pressa e no desespero, seria prudente desacelerar, dominar até um certo nível sua decisão de separar e elaborar um plano para a separação de julgamento antes de sair correndo pela porta.

Veja por que você precisa elaborar um plano concreto para uma separação conjugal experimental

É importante definir o que seu cônjuge e você esperam um do outro durante a separação, especialmente se a sua decisão de se separar for para que você possa salvar seu casamento. Se você não o fizer, descobrirá da maneira mais difícil que suas expectativas e limites em torno de sua separação são muito diferentes.

O que poderia levar a mais argumentos e ações que poderiam prejudicar ainda mais o seu casamento durante a separação?

Se você puder ter tempo e paciência para discutir por que precisa se separar e o que ambos gostariam de obter da separação. Então você tem alguns motivos comuns para trabalhar.

Tudo o que você precisa fazer então é discutir o que seu cônjuge e você esperam um do outro durante a separação para que você possa usar a separação para curar seu casamento e seguir em frente juntos ou para se separar sem qualquer outras variáveis que foram trazidas para o casamento durante a separação.

Mantenha as coisas claras para que você possa tomar as decisões certas

Mantenha as coisas claras para que você possa ter a melhor chance de tomar as decisões corretas para o seu futuro.

Antes de decidir sobre a separação, é importante que ambos os cônjuges façam um trabalho independente sobre o que esperam em relação a decisões práticas, comportamento, compromisso, responsabilidades, intimidade, finanças e estratégias para a reconciliação durante a separação (antes que possa se tornar um divórcio).

Também é importante considerar um prazo para que a separação termine, dessa forma não se arraste desnecessariamente por muito mais tempo.

É provável que ambos os cônjuges tenham dois conjuntos diferentes de expectativas, por isso será importante sentar e chegar calmamente a um acordo sobre o que vocês dois irão ou não se comprometer durante a separação e para que você possa permanecer na “mesma página”, Reduza os argumentos e dê ao seu casamento a melhor chance.

divorcio litigioso planos de separação

Aqui estão alguns dos tópicos que você precisará discutir para determinar e negociar o que você espera um do outro durante a separação  

Decisões práticas

Você precisará definir suas expectativas para a discussão de separação, o que deve envolver permanecer calmo(a), objetivo, ser honesto(a) e respeitar as necessidades um do outro, independentemente de estarem ou não sendo pressionados. Evite culpas, frustrações e qualquer animosidade durante essa conversa a todo custo, para que você possa definir o tom da separação.

Você também precisará decidir quem vai morar onde, como vai se dar ao luxo de fazer a separação “funcionar” corretamente e também como manterá uma conexão para trabalhar em seu casamento durante a separação.

Comportamento

Pode não ser benéfico para uma reconciliação futura se um dos cônjuges começar a namorar outras pessoas. O tópico de namoro e conduta durante a separação é algo que você precisará discutir e concordar.

Não assuma que só porque você não quer agora conhecer alguém novo que seu cônjuge também não está pensando em querer encontrar alguém novo. Evite se iludir em relação a isso!

Este é um tema quente que vai precisar de expectativas e limites a serem definidos e acordados.

separação de casal salvar casamento

Comprometimento

Você precisará discutir como você permanecerá comprometido com o seu casamento durante a separação e como você permanecerá em contato e que mentalidade você abordará um ao outro (por exemplo, idealmente sob uma perspectiva aberta, prática e honesta, livre de emoções excessivas, culpa, etc).

Se você optou pela terapia de casais, é importante discutir suas expectativas de como ambos contribuem para isso.

Responsabilidades

Se você tem filhos, animais de estimação ou um negócio juntos, você precisará discutir suas expectativas sobre como você desempenhará o mesmo papel em lidar com essas responsabilidades, juntamente com as responsabilidades de sua família e os requisitos adicionais que uma separação requer.

Desta forma, você pode se comunicar de forma eficiente e calma uns com os outros durante o processo.

Intimidade

Você precisará discutir suas expectativas e limites sobre a intimidade entre vocês como casal e sobre a possibilidade de qualquer intimidade com qualquer outra pessoa durante a separação.

separação de corpos final do casamento

Finanças

Mesmo estando separado(a), você ainda é casado (o processo de divórcio ainda não ocorreu aqui). Neste ponto, você precisará descobrir como administrará suas finanças enquanto estiver morando separadamente.

Se você não tem filhos e apenas um de vocês trabalha, pode ser justo que seu cônjuge peça que você comece a trabalhar para que as responsabilidades financeiras possam ser compartilhadas.

Da mesma forma, se houver filhos e um dos pais não estiver trabalhando para cuidar dos filhos, você precisará considerar como administrará as finanças nessa situação.

Estratégias para reconciliação durante a separação

Durante sua separação, se você pretende conciliar seu casamento, então vale a pena discutir como você espera reconciliar e curar os problemas em seu casamento.

Afinal, se você não fizer mudanças, você repetirá os mesmos padrões. É vantajoso pensar em se comprometer com o aconselhamento de casais durante e após a separação, bem como com sua própria terapia particular.

Para que você possa começar de novo com as habilidades que desenvolveu para manter um casamento saudável, livre de qualquer bagagem do passado que possa interferir em seus planos para um casamento feliz sem correr riscos de divórcio no futuro.

O período de tempo

Torne prioritário concordar com um prazo para sua separação. Se você não tem espaço suficiente, você não terá a chance de fazer as mudanças, e se você deixar essa situação por muito tempo, você terá que se ajustar naturalmente a um novo estilo de vida que poderá afastá-lo(a) ainda mais. . Cerca de um a três meses de separação é ideal – com seis meses sendo o tempo mais longo.

Resolvendo o problema definitivamente

Você conhece o ebook “Separei e agora?”me separei e agora

A autora vai compartilhar experiências, emoções e conhecimentos, para que você possa organizar e compartilhar as SUAS também. Você se afogou em uma separação e chegou a dar de cara com a questão: E AGORA?

Gostou do artigo sobre separação conjugal? Quais são suas opiniões? Deixe no comentário abaixo!

Avatar for Jader Tormen | Seduzir & Conquistar
Como Autor Minha Intenção é Fazer Você Se Superar e Conquistar Seus Objetivos Mais Ousados Em Sedução, Relacionamentos e Conquistas. Acompanhe Nas Redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram